Que coragem!

Isso era uma coisa que eu ouvia bastante quando as pessoas ficavam sabendo que eu iria fazer o intercâmbio… que coragem!

Na época eu não achava tanta coragem assim pra ser bem sincera, mas estando aqui agora, depois de qusae 3 meses e meio (nossa como o tempo voa) eu vejo realmente que é preciso coragem!

Mas não coragem pra vir, mas sim coragem pra permanecer aqui! Por esses dias dois fatos me fizeram parar pra pensar com calma sobre esse assunto.
Aqui é bem normal você escutar das pessoas coisa do tipo…”ahh fulaninho voltou pro brasil antes de terminar o curso” ou “eu conheço tantas pessoas que chegaram no mesmo dia que eu e já voltaram”… e quando eu ouvia isso ficava apenas pensando seria conversa de pescador? Será que é tanto assim? Até que na mesma semana, 2 rapaz que eu conhecia retornaram…
Um deles estudava comigo, fez uma trip no fim de semana comigo, na segunda foi pra escola e depois não apareceu mais, passou terça, quarta, quinta e nada dele atender telefone nem ir pra escola, até que na quinta a noite consegui falar com ele pelo face e ele me diz…”desculpa Ita, não aguentei, voltei pro Brasil!” Putz na quela hora fiquei estatalada na frente do computador sem nem saber o que dizer… ele já tinha conversado comigo que as vezes sentia vontade de voltar, que não pensou que fosse tão difícil e tal, mas nunca imaginei que ele voltaria assim… simplesmente ele chegou da trip, foi pra escola na segunda
na terça mudou as passagens na quarta embarcou e quinta chegou no Brasil, simples assim!
Passado esse primeiro choque, outro conhecido, esse tinha morado na residencia estudantil junto com Carol, minha companheira de quarto, ele tinha saído com agente, fomos num café por aqui, aparentemente ele não demostrava que queria voltar… mas de repente manda uma msg dizendo que está voltando… também não terminou nem o curso…
Depois disso parei pra pensar… puta merda, como sou forte!

Realmente precisa de coragem pra fazer um intercâmbio, precisa de coragem para enfrentar uma cultura diferente da sua aprender uma língua completamente diferente da sua, conviver e viver com pessoas diferentes sem que você nunca tenha visto.
É preciso coragem para entrar num mercado e não conhecer nada do que vai comprar, pegar um ônibus e não saber dizer o local que quer descer, aprender a calar, ouvir e nunca, nunca julgar… mas é preciso muita mais muita coragem mesmo para Desaprender!
Desaprender é mudar, mudar a perspectiva de nossas vidas, nossa visão sobre as coisas, o velho “enxergar por outro lado” ACEITAR que não somos donos da verdade, por mais que saibamos disso.

No intercâmbio agente reaprende a viver de uma forma muito mais brilhante, aprendemos a ter humildade de reconhecer que precisamos desaprender o que aprendemos ao longo da nossa vida para reaprender de uma forma nova.

E viva o intercâmbio!!!

Imagem

Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.